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terça-feira, 9 de novembro de 2010

Motocross x Enduro x Rali PREPARAÇÃO FÍSICA

Em 2005, o médico e fisiologista italiano Alberto Gobbi e sua equipe, publicaram um importante artigo científico, em uma conceituada revista de medicina esportiva, sobre as características fisiológicas que envolviam essas três modalidades do motociclismo off road. O autor reuniu pilotos de elite das três modalidades e avaliou a gordura corporal, capacidade aeróbia máxima, média de frequência cardíaca nas provas, força e concentrações de ácido láctico dos mesmos.

Resumidamente os resultados foram os seguintes:

1- Com relação a gordura corporal, os pilotos de enduro apresentavam uma quantidade menor do que os atletas de motocross e menor ainda dos de rali.
2- A potência aeróbia máxima, que é a máxima capacidade de absorver, transportar e utilizar o oxigênio, se mostrou significativamente maior para os pilotos de motocross em relação aos outros.
3- A média de frequência cardíaca atingida foi bem próxima da máxima, também comprovada em trabalho que realizei em 2003 com pliotos brasileiros, foi maior no motocross em relação ao enduro e o rali, demonstrando que existe uma alta sobrecarga cardíaca durante as provas.
4- A força, uma das qualidades físicas mais importante para o motociclismo off road, mais uma vez mostrou resultados superiores para os pilotos de motocross em relação aos outros. Na força de preensão de mãos, um teste específico para este seguimento, não houve diferença entre os pilotos somente para a mão esquerda.
5- O ácido láctico, importante composto orgânico que utilizamos para sabermos sobre limitações e a intensidade do exercício, mostrou o motocross como uma modalidade de alta produção, bem maior do que o enduro e o rali.

Contudo, comprovado através de evidência cientifica, as diferenças entre as modalidades existem e precisam ser treinadas de forma diferenciada e específica. Tempo de prova, tipo de pista, características do regulamento, modelo da moto; tudo isto faz com que todo o trabalho físico e técnico deva ser diferente e obrigatoriamente adaptado as condições da competição. Qualidades físicas como resistência aeróbia e anaeróbia, força dinâmica e estática, flexibildade e agilidade, entre outras, necessitam ser trabalhadas de forma diferente para se atingir o condicionamento desejado. Características psicológicas importantíssimas para o esporte motorizado como concentração, controle do estresse, relaxamento; também se diferenciam nestas modalidades. Alimentação e hidratação fundamentais para o melhor rendimento, também se diferenciam principalmente para as corridas de longa duração. Uma boa programação de treinamento físico, técnico e psicológico, observando-se as competições alvo e focando o objetivo do trabalho, levará o piloto a desempenhos acima da média nas pistas.

Bom Treino!!

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